Pós-Graduação Lato-Sensu em Engenharia de Processos Modalidade EAD - 1º/2026

Sobre o curso

Sub-Áreas Engenharia.

Objetivos:

• Apresentar e ensinar a usar o conceito de “Rule of the Thumb” para projetos de equipamentos e processos;

• Apresentar utilização de recursos estatísticos e computacionais para construção de projetos de engenharia de processos, aplicado no âmbito real;

• Apresentar formas de cálculos de equipamentos a serem implementados em planta no âmbito das operações unitárias;

• Apresentar projeto de “Plant Design Management System” para desenho de plantas reais;

• Formar profissionais com certificação de Black Belt em design for Lean Six Sigma;

• Apresentar projeto de design de experimentos com aplicação industrial;

• Apresentar algoritmos de otimização de processos aplicados a indústria;

• Formar profissionais aptos a operar software Aspen de projetos de equipamentos e fluxogramas de

engenharia;

• Formar profissionais aptos para desenhar plantas 3D e isométricos a partir de auto CAD Plant 3D;

• Desenvolver habilidades no desenvolvimento do uso de simuladores para estudo de fluidodinâmica;

• Formar profissionais com conhecimento na área de instrumentação aplicada a indústria.

Público-alvo: 

O público alvo para o programa de pós graduação Lato Sensu em engenharia de processos, são os profissionais formados em engenharias, com foco na Engenharia Química, Metalúrgica, de Materiais, de Produção além de Ciências Exatas e áreas correlatas.

Pré-requisitos: Ser graduado.

Edital: Clique aqui

Data do resultado da seleção: 26/01/2026

Data do resultado de bolsista: 26/01/2026

Ministrante: Professor: Fabiano Luiz Naves 

Website: https://posengenhariadeprocessos.ufsj.edu.br/

E-mail para envio de dúvidas acadêmicas: fabianonavesengenheiro@ufsj.edu.br

Investimento e formas de pagamento:

À VISTA: R$ 17.280,00 

PARCELADO: 12X R$ 1.600,00 = 19.200,00

Política de bolsas: Serão oferecidas bolsas de estudos (10% do total das matrículas efetivadas). Aaprovação no processo seletivo não garante direito a bolsa de estudos, mas havendodisponibilidade, as bolsas serão distribuídas, para candidatos ingressantes como cotistas de açõesafirmativas, para candidatos(as) em situação de vulnerabilidade econômica e terá como critériode desempate a classificação obtida neste processo seletivo após efetivadas matriculas de todoscandidatos que não solicitaram bolsa de estudo.É responsabilidade dos(as) candidatos(as) fazer a solicitação das bolsas, para tal precisam estarcadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal –Cad-Único, dequetratao Decretonº6.135,de26/6/2007.

Política de cancelamento da FUNDEP: clique aqui. 

Orientação para pagamento por pessoa jurídica: clique aqui.

Contato:

O suporte e atendimento aos alunos estão disponíveis por meio dos seguintes canais:
E-mail: 
suporte.extensao@fundep.com.br
Telefone: (31) 2342-1212.
Presencial: 
Avenida Antônio Carlos, nº 6627, Pampulha (Praça de serviços, loja 07), BH/MG de segunda a sexta-feira, exceto feriados, de 8h às 12h e de 13h às17h.


Pós-Graduação Lato-Sensu em Engenharia de Processos Modalidade EAD
Inscrever

Período da Inscrição:06/10/2025 a 16/01/2026

Período da Seleção:22/01/2026 a 23/01/2026

Taxa de Inscrição:R$ 70,00

Horário: 08:00-19:00

Local: https://posengenhariadeprocessos.ufsj.edu.br/

Art.5º.Todo o processo seletivo realizar-se-á de forma remota. Para realizar a inscrição no curso o candidato deverá acessar o link abaixo:https://posengenhariadeprocessos.ufsj.edu.bre selecionar o item inscrição no processo seletivo. Como requisito para a inscrição, os candidatos ao Curso de Especialização em Engenharia de Processos deverão apresentar os seguintes documentos:
I–uma foto¾ recente;
II–cópias de Registro Geral e CPF;
III- cópias dos documentos que comprovem que o candidato está em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de candidato brasileiro;
IV – Certidão de Estado Civil (Ex. Nascimento, Casamento);
V – Título de Eleitor;
VI- Comprovante de endereço;
VII- histórico escolar da graduação;
VIII- formulário de inscrição (Anexo I) devidamente preenchido e assinado eletronicamente pelocandidato no site :h t t p s : / / w w w . g o v . b r / p t - b r / s e r v i c o s / a s s i n a t u r a - e l e t r o n i c a
IX-Tabela do Anexo II- Critérios para pontuação do currículo – deverá ser devidamentepreenchida pelo candidato,com a possível pontuação,que será conferida pela comissão deseleção;
X – Documentação comprobatória do Anexo II. Toda a documentação comprobatória passívelde avaliação deverá ser digitalizada em PDF, além de organizada e numerada de acordo com aordem do Anexo II deste edital e anexada no SIGAA UFSJ, no momento da inscrição (vide §1º.).Informações sem comprovação não serão computadas na pontuação.
XI – Autodeclaração, documento que comprove a situação de vulnerabilidade econômica – sefor o caso;

§1º.Todos os documentos dos itens I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX e X, além dos documentosdo item XI– se for o caso, deverão ser digitalizados em PDF e enviados por e-mail cujo assuntodeve estar PROCESSO SELETIVO PPGEP 2026-1 para a conta:ppgep@ufsj.edu.br no corpo do e-mail deve constar as seguintes informações: NOME DOCANDIDATO; CPF DO CANDIDATO além dos arquivos e documentos digitais anexadospelos candidatos exigidos neste edital. Os arquivos, não deverão ter adulterações e aapresentação dos documentos originais poderá ser solicitada para autenticação na secretaria doPPGEP/UFSJ, posteriormente, caso os candidatos venham a ser aprovados no Processo Seletivo.
§2º. Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem a todas as exigências deste edital.
§3º. Não haverá a necessidade de apresentação de certificado de conclusão de graduação paraa inscrição no Processo de Seleção, porém o candidato aprovado só poderá se matricular noCurso de Especialização caso já tenha concluído a graduação.
§ 4º. Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea,assim como por fax-simile (fax) ou correio eletrônico. Não será recebida, sob qualquer hipótese,documentação avulsa.


Turma 01

Período de matrícula: 02/02/2026 a 25/02/2026

Período de realização: 16/03/2026 a 16/03/2028

Horário: Março/2026

Local: Online

Carga horária: 460 horas/aula

Investimento:  À vistaR$ 17280,00 - Parcelado: 12x de R$1600,00 = R$19.200,00

Formas de pagamento:

A Coordenação do curso se reserva o direito de cancelar essa oferta, caso o nº mínimo não seja atingido

Realização

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

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